Breaking News
Home / + DICAS / 12 ALIMENTOS QUE SÃO AMIGOS DO CICLISTA

12 ALIMENTOS QUE SÃO AMIGOS DO CICLISTA

A busca pelo aumento do desempenho físico nunca esteve tão em alta como hoje, tanto entre os atletas de alto rendimento quanto os competidores em geral, assim como a busca e o reconhecimento sobre a importância do acompanhamento nutricional para que isso aconteça de forma mais eficiente.

Então, vamos entender melhor quais os alimentos e de que forma eles podem auxiliar diariamente no rendimento do ciclista e passar a usar isso a seu favor?

Existem indicativos científicos recentes, de que o nitrato obtido de diferentes fontes alimentares, como por exemplo, da beterraba e vegetais de cor verde escura, é convertido em nitrito e, posteriormente em óxido nítrico, promovendo a vasodilatação, angiogênese (formação de novos vasos) e aumento do número de mitocôndrias, proporcionando aumento de rendimento e performance no esporte.

Esta é apenas a primeira dica: utilizar estes alimentos precursores de óxido nítrico, pois estas substâncias tem o poder de promover maior vasodilatação em atividades de endurance e força, que é o caso do ciclismo, principalmente nas refeições pré-treino.

Viu só!? Os alimentos tem um poder muito maior do que podemos imaginar!

Agora, de forma prática, quais os alimentos deveriam ser consumidos diariamente e que, além de alimentar, irão fazer você ter uma melhora significativa no seu rendimento?

Alguns dos principais alimentos que não podem faltar nas suas refeições do dia a dia

Beterraba: O suco de beterraba, antes do pedal, aumenta a oxigenação muscular e a potência durante o treino, quando realizado de forma intermitente e em alta intensidade, além de levar mais tempo para se atingir a fadiga.

Café: Beber uma xícara de café puro (150ml) antes dos treinos trará benefícios, pois a bebida contém estimulantes que aumentam a resistência muscular e dão energia. Além disso, estudos mostram que o café auxilia na queima de gorduras. Mas nada de exageros, ok! Ou o efeito pode ser o oposto.

Abacate: Pode ser consumido como lanche da tarde. Contém 17 vitaminas e minerais, incluindo a A, C, E e todas as B exceto a B12. É o segundo alimento vegetal com mais potássio (a banana é o mais rico).

Frutos secos: Fonte de proteína, fibra e gordura saudável. As nozes brasileiras são ricas em selénio.

Banana: Rica em potássio e hidratos de carbono, o combustível para os músculos, sangue e cérebro antes e depois do exercício. Uma opção prática, pois pode ser levada junto e ser usada como lanche durante ou logo após os treinos ou competições.

Salmão: É rico em proteína e ómega-3. O arenque, a sardinha e a cavala também são ricos em gordura de excelente qualidade. O ácido gordo ómega-3 também possui propriedades anti-inflamatórias.

Frango: É uma excelente fonte de proteína para a reparação e desenvolvimento do músculo. A pele deve ser retirar antes do preparo.

Ovo: Na forma cozida, ele é tudo de bom! Rico em proteína de alto valor biológico e gordura excelente, além de muitas vitaminas. Uma das melhores opções para o pós treino, pois auxilia no crescimento muscular.

Arroz doce: Saborosa e rica fonte de hidratos de carbono para a qualidade do treino. Antes do treino, o ideal é consumir alimentos que dão mais energia, já que você está prestes a gastar um monte dela nos exercícios.

Leite em pó desnatado: Uma fonte barata de proteína do soro de leite. Pode ser usado na vitamina de banana e tomado após o treino.

Alho: Reduz as chances de uma constipação. Não é nada legal ter um desconforto abdominal durante uma competição, não é mesmo?! Então abuse do alho para temperar suas refeições.

Gengibre: Possui antioxidantes que reforçam o sistema imunitário. Ajuda a digestão e tem um efeito anti-inflamatório na recuperação muscular.

 

Hoje, passamos a entender melhor os aspectos dos alimentos, quais as fontes de carboidratos, proteínas, lipídeos e suas contribuições para o nosso corpo. Abuse desses alimentos, inclua-os em sua alimentação diária. Lembre-se que uma alimentação saudável e bem equilibrada sai bem mais barato que utilizar suplementos.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre como montar seu cardápio? Como combinar esses alimentos e ter todas as suas necessidades atendidas?

Que tal participar de um projeto voltado especialmente para ciclistas?

A Nutricionista Patrícia Dallastra está desenvolvendo um projeto que visa buscar a melhora do desempenho físico de ciclista com base em uma alimentação saudável. Na primeira fase, ela está em busca de mulheres ciclistas que tenham uma rotina de treinamento  e que estejam interessadas e motivadas a iniciar um acompanhamento nutricional. São apenas algumas vagas

Para fazer parte do Projeto clique na imagem abaixo e preencha o cadastro. 

Por: Patrícia Dallastra

Alimentos naturais na loja online.

Acesse a Revista Amigo do Ciclista e leia mais artigos.

Revista Amigo do Ciclista – 3ª Edição

 

LEIA TAMBÉM.

REVELAÇÃO: menino ou menina?

Da Série: NOVOS DESAFIOS * NOVOS HÁBITOS.   MENINO OU MENINA?   Depois de inúmeras …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *