Home / BIKE FRIENDLY / BIKE NA RODA / DICA RÁPIDA: testes essencias para monitorar seu desempenho.

DICA RÁPIDA: testes essencias para monitorar seu desempenho.

O ciclismo é um esporte que vem ganhando cada vez mais destaque e evidência no momento atual, sendo um dos esportes mais tradicionais na Europa. Ele apresenta atributos próprios sendo que  podemos destacar a integração de vários índices que definem o atleta, onde a biomecânica do movimento, a ergonomia, a fisiologia do exercício, fatores esses que influenciam no performance do atleta.

Em que consiste uma avaliação física; esta consiste em um estudo aprofundado e específico do perfil físico do atleta (em questão o ciclista), proporcionando um maior conhecimento de suas características próprias do atleta, permitindo assim fazer a identificação e evidenciando os pontos fortes e fracos.

Todo atleta quando volta a praticar um exercício físico já percebeu e sentiu na pele que seu condicionamento físico está fraco, o seu desempenho não é o mesmo, por isso destacamos a importância de desenvolver o Teste Físico.

O Teste Físico podem servir de avaliação, sendo que o mesmo permite monitorar e desenvolver uma avaliação individual do atleta. Treinar na freqüência cardíaca e potência correta é o sucesso no ciclismo. (por isso muitos ciclistas, mesmo amadores, pedalam com monitores cardíacos). Cada um dos itens avaliados apresenta uma função, que levará a transformações importantes no organismo, tais como o aumento na irrigação da musculatura, elevação da produção de energia, melhora da contração muscular e conseqüentemente age diretamente na resposta final do desempenho do atleta.

Os principais exames feitos durante uma Avaliação Física são: antropometria, teste cardiorespiratório , avaliação postural e somatotipológica e avaliação neuromotora.

 Além do teste físico é avaliada também uma bateria de Exames Laboratoriais, sendo imprescindível e importante, para assim acontecer a liberação para a realização do mesmo, dentre eles, podemos destacar: Hemograma Completo, Glicemia de jejum, Uréia,Creatinina,Lactato, Lipidograma Completo, Ácido úrico, Hepatograma, Exame de Urina e Fezes.

Agora vem a questão: Quais exames você realizou antes de iniciar a sua atividade no ciclismo?                                             

Patricia Terra – Biomédica  e Especialista em Análises clínicas com ênfase em Hematologia Clínica

 

          Então, lembre-se que os exames clínicos e laboratoriais servem para você monitorar a melhora do seu desempenho e não apenas para identificar problemas em sua saúde. Quer iniciar os seus cuidados de uma forma simples? A Nutricionista Patrícia Dallastra, colaboradora do Amigo do Ciclista, nos traz dicas rápidas sobre alimentação. Bora lá, já é um ótimo começo.

12 ALIMENTOS QUE SÃO AMIGOS DO CICLISTA

 

LEIA TAMBÉM.

Fui atropelado, logo eu?

Fui atropelado, logo eu que… Duas semanas atrás trouxe aqui no site, uma reflexão sobre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *