Home / + Motivação / Auto-motivação para alcançar suas metas.

Auto-motivação para alcançar suas metas.

O que é auto-motivação? Os atletas que são auto-motivados participam de esportes por puro prazer e satisfação pessoal. Eles não precisam de recompensas para participar. Para ter sucesso em seu esporte, é importante que você goste de jogar ou executar o mesmo. Não é uma boa idéia fazer parte do esporte porque quer fazer outros felizes , treinadores ou colegas, por exemplo.

Quando você tem uma verdadeira paixão pelo jogo, você terá mais poder de permanência e se sentirá mais comprometido com os esportes ao longo do tempo. Dan Coyle, diz que a paixão no seu cérebro é como combustível de foguete. Isso torna a aprendizagem rápida e divertida.

Além de jogar porque você quer jogar, você deve aprender a definir seus próprios objetivos. Isso irá ajudá-lo a melhorar ainda mais rapidamente. Seu treinador pode te  ajudar  a definir metas, mas seus objetivos devem ser SEUS objetivos e não aqueles que os outros estabelecem para você. Você terá melhores chances de atingir seus objetivos quando os criar e se comprometer.

Pesquisas em psicologia do esporte mostram que recompensas “externas” – recompensas que vêm do exterior, e não do que está dentro de você – não ajudam os esportes com a auto-motivação. Se as crianças brincam apenas para obter troféus, medalhas, dinheiro ou outras recompensas externas, elas serão menos motivadas quando essas recompensas não forem oferecidas a elas. Em outras palavras, é uma má idéia fazer esportes apenas para obter troféus, medalhas e outros prêmios.

A chave para ser auto-motivado é concentrar-se no que te  excita sobre jogar e executar. Você pode praticar esportes para estar com amigos, fazer parte de um grupo, para a competição ou obter apoio social.

Uma maneira de ajudá-lo a se tornar mais auto-motivado é estabelecer metas e ficar empenhado em alcançar seus objetivos “Eu quero melhorar meu tiro de reviravolta e trabalharei nisso pelo menos duas horas por semana”.

Essas declarações podem identificar seus objetivos pessoais ou de prática esportiva. Monitore seu progresso, para que você seja lembrado de seus objetivos todos os dias.

Definir metas é fundamental para o seu sucesso como atleta no esporte e na vida. É importante que você fique empenhado em avaliar e alterar seus objetivos quando necessário. Você pode achar que você alcançou um objetivo, e agora precisa definir um objetivo maior. Ou você pode achar que o objetivo que você definiu não era razoável, e precisa apontar para algo um pouco mais fácil.

Tradução: Andréia Matos de Miranda
Autoria: Mike Edger, publicado em artigos para atletas, psicologia do esporte.

LEIA TAMBÉM.

VIVEMOS TEMPOS DE INTOLERÂNCIA!

Tudo começou com a intolerância a lactose, depois foi a vez do glúten, mais recentemente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *