Home / Revista Amigo do Ciclista / PRÓ-GIRO/SEMPRE NATTURAL

PRÓ-GIRO/SEMPRE NATTURAL

“Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas.”      Ayrton Senna.

Com essa reflexão do ídolo brasileiro de todos os tempos iniciamos uma série de apresentações de grupos, associações e atletas que merecem todo o nosso respeito, não só pelos resultados e conquistas, mas principalmente pelo exemplo de dedicação, empenho e trabalho em equipe que vem realizando. Afinal de contas, ninguém iniciou e cresceu sozinho nesse esporte.

Associação PRÓ-GIRO Bibe Clube – São Luiz Gonzaga/RS.

Resolvemos iniciar esta série com o Pró-Giro Bike Clube, nada mais, nada menos do que o nosso grupo de ciclismo. Começamos nossas atividades, ainda como um grupo de amigos, em outubro de 2016, mas a consolidação enquanto Associação aconteceu em agosto de 2017.

O grande propósito do grupo é promover gratuitamente a educação e saúde, através do uso da bicicleta em suas mais diversas naturezas, com ações que objetivem a melhoria da qualidade de vida. Andréia Matos de Miranda destaca:
“O grande desafio de uma associação de ciclismo em uma cidade como a nossa é introduzir a bicicleta como uma ferramenta promotora de saúde, pois muitas pessoas ainda não respeitam o ciclista como deveriam, aos poucos vamos ocupando o nosso espaço, e praticando ações que tornam nossa cidade melhor a  cada dia. Hoje, visivelmente, encontramos inúmeros ciclistas deslocando-se de casa para o trabalho e vice-versa, usando capacete, luzes de sinalização, respeitando as leis de trânsito e também encontrando na bicicleta o seu meio de lazer nos finais de semana. Penso que estamos no caminho certo!”.

Mesmo com menos de 2 anos de existência, o grupo já promoveu 3 importantes eventos:

1º Desafio Pró-Giro de Ciclismo 

Destinado aos amantes do ciclismo de estrada e mountain bike, foi a primeira experiência do grupo na organização de eventos, e logo de cara mobilizaram mais de 250 ciclistas. A etapa esteve inserida no Circuito Noroeste de Ciclismo, reunindo ciclistas de mais de 20 cidades. Ter participado do calendário de eventos da 1ª edição da Liga Noroeste representa ter um destaque especial na história do ciclismo regional. 

1º Desafio Origem das Missões

Em apenas 4 meses, o Bike Clube promoveu o seu segundo evento, desta vez exclusivo para adeptos do MTB. Denominado “origem das Missões” em homenagem aos primeiros povos que por aqui cruzaram, marcando e dando início à história das Missões.  Este segundo evento, fez parte da 1ª edição do Campeonato Norte de MTB que tem uma abrangência expressiva no Estado. Logo abaixo podemos assistir algumas imagens do evento:

Trilha do Santos Mártires de Bike

Diferente das duas primeiras promoções, que tinham um caráter competitivo e de desafio pessoal, a 1ª Edição da Trilha de Bike visa valorizar e divulgar a história das Missões. Organizada em parceria com a Associação dos Amigos da Trilha, foram percorridos cerca de 175km em 3 dias.

A Trilha dos Santos Mártires inicia no local em que os padres jesuítas ingressaram na nossa terra (Passo do Padre – Santo Isidro, São Nicolau) e deram inicio a evangelização do índio guarani com a organização das reduções que foram os primeiros povoados no futuro Rio Grande do Sul.”

Além da imersão histórica-cultural deste evento, os ciclistas tiveram contato com a natureza, vivenciaram momentos únicos junto dos moradores que lhes esperavam com lanches, cafés e jantares, sempre regados de muita música, conversas e troca de experiências.

A Trilha já é tradicionalmente percorrida 2 vezes ao ano por peregrinos e cavalarianos, e a partir de então, por ciclistas. Para o mês de novembro de 2018 já está prevista a 2ª edição. 

DESAFIOS E PROJEÇÕES: 

A Associação segue duas vertentes de incentivo ao esporte, sendo um de caráter competitivo e outro com um olhar mais cultura e familiar, onde os ciclistas podem decidir qual melhor se adapta ao seu perfil:

 COMPETIÇÕES: Equipe Pró-Giro Sempre Nattural

A projeção para 2018 é sediar a 7ª Etapa do Circuito Noroeste de Ciclismo de Estrada e participar ativamente das competições do Circuito Norte e da Liga Noroeste de Ciclismo

A Associação Pró-Giro apresentou  a empresa Sempre Nattural como patrocinadora oficial da equipe e que representará a Associação no ano de 2018.

A Equipe é composta por 12 ciclistas, divididos nas modalidades de Mountain Bike e ciclismo de estrada.: Andréia Matos de Miranda (MTB), Cleber Magalhães Tobias (MTB), Douglas Dias (MTB), Guilherme Gazzana (MTB), Cleber Mendonça (MTB), André Pires (MTB e Speed), Lucas Pires (Speed), Quenison Schneider (speed), Éderson Krakhecker (Speed), Lourenço dos Santos (Speed), Elias Ximenes (Speed) e Jaime Rogério Uhlmann (speed).

  CICLOTURISMO: Trilha dos Santos Mártires.

Semanalmente os ciclistas percorrem as estradas no entorno de São Luiz Gonzaga, que fazem parte da Rota Jesuítica Internacional. Pensando em difundir o cicloturismo na região, bem como o uso da bicicleta de uma forma geral, 0 Pró-giro e a Associação Amigos da Trilha dos Santos Mártires, de Roque Gonzales, promoverão a 2ª Edição da Trilha de Bike.

No ano de 2017 a primeira edição, em caráter experimental, foi um sucesso e provou que a modalidade de cicloturismo tem tudo para crescer na Região da Missões, afinal de contas a proposta da trilha é muito mais que apenas percorrer os 175km de extensão, ela tem como princípios valorizar a natureza e divulgar a história das Missões.

Para conhecer mais sobre a Associação Pró-Giro basta acessar a fanpage abaixo, ou acessar os seguintes contatos:

@bikeclubeprogiro    (55) 98109-6033    bcprogiro@gmail.com

LEIA TAMBÉM.

TREINAMENTO FUNCIONAL: outra filosofia de academia

Esta matéria faz parte da Edição 04 da Revista Amigo do Ciclista. Receba a revista …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *