Home / Cicloturismo / PEDALAR: EU PRECISO! Na Rota das Águas e Pedras.

PEDALAR: EU PRECISO! Na Rota das Águas e Pedras.

PEDALAR: EU PRECISO! [2ª Edição]
Na Rota das Águas e Pedras.

A Rota oferece o contato com a natureza, rica em paisagens naturais e campestres, destacando-se o  brilho das Pedras Preciosas, a pureza das Águas Minerais e  Termais e a Lama Negra Medicinal , aliados à diversificada gastronomia e à cultura dos imigrantes que  colonizaram a Região. Serão 2 dias de cicloturismo, vivenciando das mais intensas experiências.

Já imaginou pedalar dentro das galerias de um garimpo desativado? ou almoçar no único restaurante subterrâneo temático em pedras ametista do mundo? Agora você tem a oportunidade! Programe-se, pois nos dias 17 e 18 de novembro de 2018, você pode curtir esta experiência.

O PEP (Pedalar: Eu Preciso!) tem esse propósito. Unir pessoas apaixonadas pelo ciclismo, e que buscam conhecer novos lugares, novas paisagens e que estejam abertas a viver experiências únicas. Una-se ao grupo e veja abaixo o que nos espera!

Pedalar  é uma necessidade!


ROTA DAS PEDRAS – DIA 01

Ametista do Sul possui as maiores jazidas subterrâneas de extração da pedra ametista do mundo. São consideradas símbolo da sabedoria e energização, sendo utilizadas das mais variadas formas. A pedra ametista foi descoberta por acaso por caçadores e agricultores pioneiros que habitavam a região a partir da década de 30. Nesta época, eram comercializadas e levadas para o exterior. Esse processo se interrompeu com o término da Segunda Guerra Mundial. Com o passar dos anos, o grande valor comercial das pedras despertou o interesse pela exploração, surgindo os primeiros garimpeiros.

Ametista do sul integra a Rota das Águas e Pedras, esta região tem notoriedade internacional por possuir as maiores jazidas de ametista já encontradas, destacando Ametista do Sul com todas as etapas da extração, beneficiamento, produção e a beleza e singularidade da arquitetura.

Principais atrativos:

– Pirâmide de Energização – onde os visitantes têm acesso ao seu interior e oportunidade de receber a energia da ametista.
– Ametista Parque Museu – de grande admiração como ponto turístico, conta com a variada exposição de raras pedras preciosas e inclui visitação a garimpo com galeria subterrânea;
– Igreja Matriz São Gabriel – tem grande destaque com sua beleza, a qual além da religiosidade, desperta o encanto com sua paredes revestidas de pedra ametista, sua pia batismal bem como as demais peças da Igreja constituídas de lindos geodos de ametistas;
– Vinícola Ametista – seus vinhos são maturados dentro das furnas,
– Garimpo em atividade – O visitante é convidado a conhecer dia a dia do garimpeiro e seu trabalho. A primeira surpresa é um passeio pela trilha ecológica, com um percurso de 250m em meio a mata nativa, mostrando a preservação da fauna e flora local, com seu destino até a área de garimpo, com entrada as galerias, onde serão recepcionados pelos garimpeiros e guias treinados que os conduzirão ao passeio subterrâneo.
– Restaurante Subterrâneo – O único restaurante subterrâneo temático em pedras ametista do mundo. O design rústico e a decoração natural fazem do restaurante subterrâneo uma das melhores experiências e despertam uma agradável sensação de prazer e aventura, contemplando a beleza e a naturalidade do local.
– LP Minerais – maior loja de minerais da América Latina. Loja e fábrica com mais de 5000 peças trazidas diretamente dos garimpos. Aqui você encontrará peças especiais e com dimensões inimagináveis. Vale a pena a visita principalmente pelos passeios turísticos que a cidade proporciona.
– Shopping das Pedras – lá você encontrará as mais variadas mercadorias, como árvores, pássaros, enfeites em geral, como colares, pulseiras dos mais variados preços.

Iraí é conhecida pelos balneários hidrominerais, e possibilita ao visitante maior contato com a natureza e com a paz de espírito.  Natureza exuberante, tranquilidade, pessoas acolhedoras, a melhor água mineral do Brasil e a segunda melhor do mundo. Essas são algumas das características que fazem de Iraí um lugar único e especial.

Principais atrativos:
– Cachoeira no Rio do Mel – visitação de uma das belas paisagens do interior, com degustação de um café colonial para começar bem o dia.
– Balneário Oswaldo Cruz  – Construído sobre uma fonte, da qual jorra água mineral termal com temperatura de 36,5ºC, o Balneário Oswaldo Cruz é uma ótima opção para quem deseja desfrutar dos poderes medicinais das águas termais.
– Comunidade lote 18 – pedal junto com a mata nativa e às margens do Rio Uruguai.
– O Chalé – visitação à propriedade privada, que oferece uma bela vista para a Ponte da Integração.
– Ponte da Integração – liga o estado do Rio Grande do Sul aos demais estados brasileiros. A ponte é emoldurada pelo Rio Uruguai e suas margens de mata nativa.

Data:

– 17 e 18 de novembro.

Serviços incluídos

– Hospedagem em Iraí no dia 17/11
– Café colonial no dia 18/11.
– Visitação e degustação de vinhos na Vinícola Ametista.
– Visitação ao Garimpo em Atividade.
– Visitação Ametista Parque Museu.
– Almoço e visitação no Restaurante Subterrâneo em Ametista do Sul.
– Almoço no Restaurante Panorâmico a base de peixes em Iraí.
– 02 carros de apoio com água e frutas.

Serviços Opcionais

– Aluguel de bicicletas.

Investimento

– Apenas R$ 300,00. 

Vagas

– Apenas 20 VAGAS.

  • Vagas limitadas
  • Grupo mínimo de 10 pessoas
  • Reserva de vagas mediante pagamento de 50%.

Contato:

– Iraí – Cesar Ballen. (55) 9 91563056
– Ametista do Sul – Fábio Santos e Pedro Jorge Pereira  (55) 9 9647-1535.

Este evento é organizado pelos ciclistas de Iraí e Ametista do Sul. Nós do Amigo do Ciclista somos apoiadores e divulgadores da belíssima iniciativa.

 

PEDALAR: EU PRECISO! – Nas Missões (confira um pouco do que foi a 1ª Edição do PEP)

 

LEIA TAMBÉM.

II TRILHA DOS SANTOS MÁRTIRES DE BIKE #PEP

PEDALAR: EU PRECISO!  Na TRILHA DOS SANTOS MÁRTIRES A Trilha dos Santos Mártires que é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *