Home / + NOTÍCIAS / 5 DICAS VALIOSAS para completar o RAPHA FESTIVE 500

5 DICAS VALIOSAS para completar o RAPHA FESTIVE 500

O Rapha Festive 500 iniciou em 2010 e muitos ciclistas já ingressaram nesse desafio. Já é considerado uma frebre de final de ano, e muitos dedicam a última semana do seu ano para encara este desafio. Mas não é uma tarefa fácil, em 2015, por exemplo dos 72.283 participantes, apenas 13.311 conseguiram completar, e em 2017 dos 82.376 apenas 17.373 finalizaram com êxito. Por isso conhecer e estudar o desafio é o primeiro passo.

#01 – ESTUDE A MELHOR ESTRATÉGIA.

O desafio consiste em percorrer 500km em 8 dias, entre a véspera de Natal até a véspera do Ano Novo. Ou seja, você precisa pedalar 62,5km por dia caso decida pedalar todos os dias. Não parece algo muito impossível não é mesmo?
No entantanto, não é bom arriscar. A dica de quem já concluiu o desafio é fazer as longas distâncias nos primeiros dias e não deixar que imprevistos aconteçam e inviabilizem a conclusão do Rapha.

#02 – PEDALE EM GRUPO

A maneira mais fácil de completar o Rapha é na companhia de amigos. Procure no Strava grupos de pedal que estejam realizando o desafio perto de você, e una-se a eles. Não é recomendável realizar esse desafio sozinho por inúmeros motivos, pedalar em grupo é sempre mais seguro, e um imprevisto na sua bike como um pneu furado, ou uma queda, pode ser rapidamente resolvido se estiver na companhia de outros ciclistas. Lembre-se que o desafio não lhe dá muita margem para erros e imprevistos, isso pode lhe custar horas a mais de pedal no dia seguinte e furar toda a sua programação.

#03 – DRIBLE AS ADVERSIDADES DO CLIMA

O Rapha Festive 500 é realizado por ciclistas do mundo inteiro, e quando o assunto é o clima, nós que moramos no hemisfério sul levamos uma certa vantagem pois estamos em pleno verão, ao contrário dos ciclistas que enfrentam períodos de extremo frio mais ao norte. Mas não é por isso que você deixará de levar a sério esse ponto.

O clima pode ser um vilão nessa desafio e pregar uma peça no seu planejamento.

Chuvas nem sempre são bem vindas e podem deixar a pista escorregadia, ou até mesmo fazer com que seu pedal estrapole do tempo previsto.  Por isso, uma boa dica é consultar a previsão do tempo da semana e diblar os dias de calor extremo e chuvosos.
Seja qual for a situação esteja prepa

#04 – NÃO DEIXE O GALÁTICO AFLORAR EM VOCÊ. (não nesta semana pelo menos).

Percorrer por novas rotas, fazer uma pedalada com enormes ganhos de elevação, e fazer médias altas de velocidade são excelentes desafios, mas não neste momento em que precisa completar o desafio e está chovendo na véspera do ano novo, e você ainda tem uma pedalada de 60km para concluir o desafio.

Enormes ganhos de elevação e rotas complicadas são excelentes na maioria das vezes. Mas quando é a véspera de Ano Novo, está previsto chover ao meio-dia, você está com mais de 400km acumulados em suas pernas,  e ainda restam 70km para completar o desafio, isso pode parecer um tanto quanto arriscado. Não é atoa que a grande maioria dos ciclistas inscritos no Desafio acabam não concluindo. Não queira assumir o papel do galático se você ainda é um peba em evolução.

Procure terrenos com baixa altimetria, use o vento ao seu favor, e mantenha uma velocidade confortável para você. Andar em grupo lhe facilitará para manter um ritmo constante, sem contar que o tempo passa mais rápido quando está encarando este desafio junto dos amigos.

#05 – SEU PRESENTE DE NATAL

Pedale no dia 25, justo no Natal? Exatamente, fazer uma pedalada longa neste dia pode lhe incentivar ainda mais a conclusão do desafio. Em primeiro lugar porque é uma oportunidade de queimar as calorias adquiridas na noite anterior, e além disso no dia do Natal as estradas estão menos movimentas e você irá sentir-se mais seguro.

Para os amantes do ciclismo este é o melhor presente de Natal que você pode dar a sí mesmo. Sua pedalada será um momento de reflexão, de pensar nas metas para o próximo ano, reunir amigos e apreciar a natureza.
Você voltará no final do dia ainda mais motivado!

 

Agora você já está mais próximo de alcançar o êxito no RAPHA FESTIVE 500, nós também vamos participar e registraremos tudo em vídeo.


E você vai ficar fora dessa? Ingresse agora no Desafio do Strava.

 

LEIA TAMBÉM.

RAPHA FESTIVE 500 – 2018

RAPHA #FESTIVE500 Todos os anos, desde 2010, Rapha se tornou um desafio festivo de ciclismo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *